Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

71º Batalhão de Infantaria Motorizado - Jubileu de Ouro

No dia 11 de março, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizou uma solenidade a fim de comemorar seu Jubileu de Ouro.

  • Acessos: 434
imagem sem descrição.

Garanhus (PE) – No dia 11 de março, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizou uma solenidade a fim de comemorar seu Jubileu de Ouro. O evento que iniciou com uma formatura militar, seguida da inauguração de uma placa alusiva à data, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, com destaque para o General de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, o General de Divisão Marcelo Flávio Oliveira Aguiar, 15º comandante do 71º BI Mtz, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil, o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, a vereadora Carla Patrícia, Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, Bispo da Diocese de Garanhuns e o Sr Haroldo Vicente, Vice-Prefeito da cidade, além de personalidades do município e familiares dos militares.
Durante a cerimônia o Arcebispo Militar do Brasil realizou uma benção, quando destacou a importância da fé no cumprimento das missões. Em seguida, foi prestada uma homenagem aos antigos comandantes do 71º BI Mtz, que por ocasião do desfile militar, integraram o grupamento de militares da reserva ativa. Alunos da Escola Municipal General Sampaio, localizada no interior do aquartelamento, também participaram do desfile da tropa, emocionando e arrancando aplausos do expressivo número de pessoas presentes no local.

Ao longo dos seus 50 anos, no que se refere ao emprego de tropa, o batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada, missão de paz e de segurança de grandes eventos. Integrou os contingentes de 2006, 2009, 2011 e 2016, do Batalhão Brasileiro de Força de Paz - BRABATT, no Haiti, além de, em 2010, integrar o Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. Contribuiu com a segurança da Copa do Mundo de 2014, bem como de diversas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com destaque para a pacificação do Complexo da Maré, enviando um efetivo considerado de militares para o Rio de Janeiro.

Dentro das ações subsidiárias e como parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, a Operação Carro-Pipa, o 71º BI Mtz coordena a distribuição de água potável em 43 municípios localizados no agreste e parte do sertão pernambucano, beneficiando cerca de 180.000 pessoas.


 

 Fotos: Com Soc 71º BI Mtz

registrado em:
Fim do conteúdo da página